segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Top 10 - Maiores Rivalidades Interestaduais do Brasil

10 - Palmeiras x Vasco 


   Começamos essa lista com um duelo entre paulistas e cariocas. Palmeiras e Vasco tem em comum, além de ter Edmundo como ídolo e ja terem caído 2 vezes para a Série B, terem participado de um dos grandes jogos da história do futebol. Na final da mercosul de 2000, as equipes duelaram no jogo de desempate no Palestra Itália. O alviverde abriu de cara, 2x0 no 1º tempo. Mas o cruzmaltino se superou, e com o brilhantismo de Romário diminuiu para 3x2. Já na parte final do 2º tempo, mesmo com a expulsão de Júnior Baiano, o Vasco buscou a virada com gols de Juninho Paulista e ele, o baixinho Romário, grande personagem da decisão. O Vasco da Gama se tornava Campeão em um jogo memorável.



9 - Grêmio x Palmeiras


   Em 9• lugar, uma grande rivalidade da década de 90 entre paulistas e gaúchos. Tricolores e alviverdes fizeram grandes jogos na época, com times cheios de craques como Paulo Nunes, Jardel, Cfu e Rivaldo. Um desses grandes confrontos foi pelas Quartas de Final da Libertadores de 1995, onde na primeira partida em Porto Alegre, o tricolor goleou por 5x0 com show de Jardel e muita briga entre os jogadores. Na volta, em São Paulo, o Palmeiras sufocou e assustou, mas não conseguiu evitar a classificação gremista. O troco viria em 2012, na semifinal da Copa do Brasil, onde em pleno Olímpico, o Palmeiras bateu o Grêmio por 2x0 e se classificou, sendo campeão mais tarde. Uma coincidência entre as duas equipes é os ídolos em comum, como o técnico Felipão, e o atacante Paulo Nunes.


8 - Corinthians x Vasco

                 
   Na oitava posição temos o clássico entre o alvinegro da colina e o de Itaquera. A rivalidade entre os dois clubes teve auge no final da década de 90, quando monopolizaram os títulos nacionais e tiveram o grande confronto no mundial de clubes em 2000 quando o time paulista derrotou os cariocas nos pênaltis em pleno Maracanã e sagrou-se campeão daquele ano. Depois de passarem por momentos delicados com rebaixamentos em 2007 e 2008, tiveram um grande confronto nas quartas de final da Copa Libertadores de 2012. No confronto de São Januário, o empate sem gols. No jogo de volta no Pacaembu, o empate persistia. Diego Souza teve a grande oportunidade de marcar e colocar o time cruzmaltino na semifinal mas perdeu uma grande chance e o Corinthians acabou se classficando com gol na final da partida e se tornou campeão daquele ano.

                                 

7 - Internacional x São Paulo


   O nosso sétimo lugar vai para o colorado e o tricolor paulista. Essa rivalidade se deve muito a Copa Libertadores de 2006 quando o Inter se sagrou campeão em cima do São Paulo. Depois de vencer o tricolor em pleno Morumbi por 2 a 1, o colorado ergueu a taça depois de empatar com o São Paulo no Beira Rio em um emocionante jogo como direito a expulsão de Tinga e falha de Rogério Ceni. Ainda no mesmo ano, o São Paulo ganhou seu quarto campeonato brasileiro tendo o Internacional como vice-campeão. Já em 2010 o Inter voltou a bater o São Paulo na Libertadores, dessa vez na semifinal , o que fez o time de Porto Alegre ir para a final da competição e se sagrar bicampeão.



6 - Cruzeiro x Internacional


   O sexto lugar vai para um tradicional clássico repleto de jogos decisivos. Cruzeiro x Internacional são considerados os grandes times da década de 70 e foram alvos de grandes partidas. Começando pelo Campeonato Brasileiro de 1975 quando o Inter se sagrou campeão ao vencer os mineiros por 1 a 0 com um gol ''iluminado'' de Figueroa. Já na Libertadores do ano seguinte a raposa deu o troco e venceu o colorado por 5 a 4 em um jogo considerado um dos mais emocionantes e disputado da história do Mineirão e da Copa Libertadores. No outro ano, a raposa voltou a bater o Internacional na Libertadores, dessa vez na semifinal, mas acabou perdendo o título para o Boca Juniors nos pênaltis. Anos depois em 1987, o time gaúcho voltou a bater a raposa pelo Brasileirão e acabou eliminando o time celeste em pleno Mineirão, na semifinal daquele ano. E sem deixar de fora, o time mineiro deu o troco mais uma vez e eliminou o colorado do Campeonato Brasileiro do ano 2000.

                                 

5 - Botafogo x Santos


   Na 5ª posição, um dos mais tradicionais confrontos do Brasil. Botafogo e Santos fizeram grandes jogos na década de 50. Pelo lado carioca, craques como Nilton Santos e Garrincha e pelo lado paulista, Pelé e Pepe. A equipe santista levou a melhor em dois grandes confrontos da época, um pela final da Taça Brasil de 1962, goleando o adversário por 5x0 no jogo de desempate em pleno Maracanã. Na semifinal da Libertadores de 1963, nova vitória santista por goleada, 4x0 novamente no Maracanã. A rivalidade voltou ao destaque na final do Brasileirão de 1995, com o Botafogo batendo o Santos no Maracanã e segurando o empate com um gol polêmico do provocador Túlio Maravilha, sagrando-se campeão.

4 - Corinthians x Internacional


   Em 4º lugar, um clássico recheado de polêmicas. Alvinegros e colorados tem o início da rivalidade com grande jogo pela final do Brasileirão de 1976, onde o Inter bateu o Timão por 2x0 e se tornou bicampeão nacional. Outra decisão direta entre eles ocorreu na final da Copa do Brasil de 2009, onde o Corinthians se tornou campeão dentro do Beira Rio. Mas o grande capítulo da rivalidade veio em 2005. As equipes disputavam ponto a ponto a liderança do Brasileirão até ocorrer a descoberta da "Mafia do Apito", onde muitos jogos foram anulados, alguns de certa forma polêmica, o que gerou grande intriga entre as equipes, além de no confronto direto, ocorrer um erro absurdo contra a equipe gaúcha, algo que gerou muita polêmica. No fim, Corinthians se tornou campeão nacional por 3 pontos, algo que não ocorreria se os jogos não fossem anulados.



3 - Cruzeiro x Palmeiras




   Na terceira colocação temos o o duelo entre os times palestrinos, ambos de origem italiana, Cruzeiro e Palmeiras travam grandes jogos desde o início do Campeonato Brasileiro. Na década de 90, os dois times foram protagonistas de várias decisões. No ano de 1996 , depois de um empate por 1 a 1 no Mineião, a raposa venceu o Palmeiras em pleno Palestra Itália e sagrou-se campeão da Copa do Brasil daquele ano. A resposta alviverde veio dois anos depois quando o Palmeiras derrotou o Cruzeiro na final da Copa do Brasil e também na final da extinta Copa Mercosul. No histórico dos confrontos entre os clubes, a raposa leva uma pequena vantagem sobre os porcos, 30 vitórias para os mineiros contra 29 dos paulistas e 22 empates em 81 jogos.



2 - Corinthians x Flamengo

   
   Na 2ª posição, temos o grande clássico entre paulistas e cariocas, gaviões e urubus. O famoso Clássico do Povo é o encontro das duas maiores torcidas do Brasil, algo que gera grande rivalidade. As polêmicas pesquisas de torcida sempre se contradizem, porém de acordo com grande parte das pesquisas, a torcida do Flamengo é a maior com 17,8% da população nacional contra 13,8% Corinthians. Dentro das quatro linhas, as equipes já decidiram a extinta Supercopa do Brasil, vencida pelo Corinthians. Já na Libertadores de 2010, as equipes se enfrentaram pelas oitavas de final, com classificação do Flamengo mesmo após derrota no Pacaembu por 2x1, depois sendo eliminado na fase seguinte.

1 - Flamengo x Atlético-MG 


   No topo, temos o Grande Clássico entre urubus e galos. O duelo começou com grande rivalidade na década de 80. O 1º desses grandes confrontos foi a Final do Campeonato Brasileiro de 1980, onde craques como Reinaldo, Luisinho, Nunes e Zico se enfrentaram. No 1º jogo, vitória alvinegra no Mineirão com mais de 90 mil pessoas, 1x0 gol de Reinaldo. No Maracanã, 154.355 viram uma das maiores finais da história, decidida por Nunes nos minutos finais, 3x2 que deu o título ao rubro negro.
   Em 1981, veio o jogo mais polêmico da história. Jogo de desempate da 1ª fase da Libertadores realizado em um gramado pitoresco no Serra Dourada. O árbitro José Roberto Wright expulsou 5 jogadores do Atlético por motivos duvidosos, gerando grande tumulto. A partida foi encerrada por W.O. e até hoje se discute o que ocorreu naquele dia.Em 1987, na semifinal da Copa União, o Grande Time rubro negro bateu o Atlético dentro do Mineirão com um belo gol de Renato Gaúcho. 
   Mas essa superioridade rubro negra veio a acabar em 2014, na semifinal da Copa do Brasil. Mesmo após vencer em casa por 2x0, o Flamengo foi mais uma vítima das grandes viradas alvinegras. Mesmo abrindo o placar, o Atlético correu atrás dos 4 gols que precisava para a classificação e com muita raça e emoção goleou o rival e foi a final da competição. Grandes jogos que, sem dúvidas, fazem desse duelo o Grande Clássico Interestadual.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário